Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Redes Sociais e a Engenharia

Redes Sociais vem se mostrando como uma nova febre mundial. Aqui no Brasil uma rede social que mais cresceu foi a rede do Google chamada Orkut. No entanto, é possível observar as redes sociais tem características próprias, que pode torná-la interessante para um engenheiro, ou não.







Facebook - Esta é uma rede pessoal que aborta um lado profissional. O registro pode ser pessoal ou de uma empresa. No caso de ser pessoal, o engenheiro pode colocar suas habilidades, no intuito de se auto-promover. No caso de uma empresa, é possível colocar as características da empresa como se fosse um site. É possível, através dele postar novidades sobre a empresa e aquelas pessoas que acompanham saberão instantaneamente. Esta rede social se torna interessante para um profissional e empresa de engenharia.


Orkut - Esta se apresenta como uma rede social bem jovem. Ela é bem direcionada ao público "teen". É possível também a criação de comunidades para publicação de conteúdos. Talvez para o ramo de engenharia esta não seja a rede social mais indicada.


Twitter - Esta rede social é a mais dinâmica dentre as aqui abordadas. Ela se baseia na postagem de textos curtos de 140 caracteres que são muito eficientes na disseminação de informação. Nesta rede, você terá seguidores e será seguido. As postagens de seus seguidores será visualizada por ti, e as suas postagens será visualizada por seus seguidores. Para o ramo da engenharia civil, no caso da construção, por exemplo, é uma boa forma de publicar as novas ofertas de apartamentos, casas etc.


Linked In - Esta rede social é a mais voltada para o lado profissional da pessoa. Seu objetivo é a elaboração de um currículo pessoal e a associação com as pessoas mais próximas de ti, do seu trabalho, do ramo de negócio etc. O Linked In pode ser considerada importante para o profissional do ramo, pois possibilitará contratações através dessa rede. Para a empresa, esta é uma ótima forma de encontrar profissionais da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário